Entenda melhor sobre a Substituição Tributária

A substituição tributária é o valor cobrado dos fabricantes (ou do atacado em determinadas situações) pelo governo, este define uma taxa de porcentagem (MVA) pensando no valor pressuposto que o produto deverá ser vendido posteriormente pelos comerciantes, e cobra esta porcentagem dos fabricantes.  Um dos objetivos da Substituição Tributária é recolher o ICMS no início da etapa, simplificando o processo e evitando a sonegação.


Quem vai sair na frente, você ou seu concorrente?

A era é da tecnologia, as ferramentas e soluções super inovadoras estão disponíveis, mesmo assim, a realidade do trabalho dentro das empresas ainda não é tecnológica. Ouvimos e vimos muitas coisas, porém, ainda são vários os processos dentro das empresas realizados de forma manual, conforme abordamos no nosso último post, como subir o nível de gerenciamento do seu laticínio


Como subir o nível do gerenciamento do seu laticínio

Informação é o que uma empresa precisa para fazer a gestão do negócio, elas são geradas a todo instante por todas as atividades que a empresa realiza, como movimentações financeiras, fiscal, estoque e produção. Desta forma, é necessário que essas informações sejam geradas de forma fiel, rápida, fácil e econômica, ou seja, os dados precisam ser captados e tratados de forma eficiente.


Novos prazos de implementação do eSocial

Foi publicado nesta última sexta-feira, 05/10/2018, a resolução CDES nº 05 que alterou a resolução CDES nº 02, e define os novos prazos para envio dos eventos para o eSocial. O objetivo da alteração é aperfeiçoar o processo de implantação do sistema. As alterações também atendem as demandas de diversas entidades contribuintes que solicitaram a ampliação dos prazos.


Impactos do eSocial nas rotinas do departamento pessoal: cálculo do ponto

As rotinas já apertadas do departamento pessoal tendem a ficar ainda mais justas com a chegada da implantação do eSocial. Entre estas rotinas que precisam de maior atenção, está a apuração de horas extraordinárias através do cálculo do ponto dos colaboradores.

O eSocial não vai mudar as leis, mas os seus prazos impactam nas “datas de corte” utilizadas pelas empresas, que servem para dar tempo de fazer o fechamento do cartão ponto, dentro do prazo para a entrega da folha de pagamento.


eSocial: não é apenas para grandes empresas. Fique atento aos prazos

O e-Social não é apenas para grandes empresas, ainda neste ano está previsto a implementação dele para pequenas, micros, MEIs e órgãos públicos.

Está valendo desde final de 2017, as empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões deverão enviar para a Receita Federal declarações fiscais, previdenciárias, tributárias e trabalhistas através do Sistema de Escrituração Digital das Obrigatoriedades Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o e-Social.