Sistema AFFINCO

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Clientes - Cadastro

Índice


Onde: Tabelas Gerais > Cadastros > Clientes/Fornecedores

No sistema AFFINCO, o cadastro de Clientes e Fornecedores é realizado em uma mesma tela compartilhada, onde são informados os dados de acordo com o que está sendo cadastrado no momento. A seguir, veremos quais são as informações pertinentes ao Cadastro de Clientes.

 

Aba Física/Jurídica Voltar ao Índice


 Importante: O sistema não obriga informar o CPF ou CNPJ, porém esta informação é necessária para efetuar vendas a prazo. Caso este campo esteja em branco, o sistema emitirá um aviso e não irá permitir o prosseguimento da venda.

 Importante: Além do CPF ou CNPJ para vendas a prazo, os únicos campos obrigatórios são o Código, Nome e Cidade. Porém, quanto mais completo o cadastro, mais informações o sistema poderá gerar no auxilio à administração do seu negócio.

 

Aba Inf. Adicionais Voltar ao Índice


  • Vendedor: Neste campo pode ser informado um vendedor preferencial para o cliente. Caso seja preenchido, na hora do lançamento da nota, o sistema trará automaticamente o vendedor informado.
  • Classificação: Podem ser definidas classificações para os clientes. Por exemplo: clientes que normalmente pagam c/ cartão, cheque, dinheiro.
  • Data Cadastro: Este campo pode ser deixado em branco, pois o sistema preenche automaticamente na hora da gravação do cadastro.
  • Data Alteração: Este campo pode ser deixado em branco, pois o sistema preenche automaticamente em caso de atualização do cadastro.
  • Data Últ. Venda: Este campo pode ser deixado em branco, pois o sistema preenche automaticamente ao ser efetuada uma venda para o cliente em questão.
  • Data da Última Compra: Este campo é semelhante ao anterior, porém não é utilizado no cadastro de clientes e sim no cadastro de Fornecedores, onde o sistema traz automaticamente a data da última compra realizada com o fornecedor em questão.

 

Aba Inf. Filiação/Cônjuge Voltar ao Índice


 

Aba Inf. Financeiras Voltar ao Índice


  • Tipo Controle: Tecle F1 neste campo p/ visualizar as opções de tipos disponíveis:

1 - Limite sem intervalo de data ou prazo pagto
2 - Intervalo de datas sem limite
3 - Prazo de pagto sem limite
4 - Intervalo de datas com limite
5 - Prazo de pagto com limite
6 - Saldo a débito em conta corrente
7 - Limite até final do mês atual, sem intervalo de data ou prazo de pagto.

  • A opção Mensagem em Atraso, caso seja habilitada, fará com que o sistema mostre um aviso na hora da venda, caso o cliente esteja com pagamento em atraso.

 

Aba Referências/Imóveis Voltar ao Índice


 

Aba Autorizados Voltar ao Índice


 

Aba Outras Inf. Voltar ao Índice


Nesta aba, aplicam-se ao Cadastro de Clientes:

  • Código Msg: Neste campo é possível definir uma mensagem pré-cadastrada que aparecerá p/ o vendedor durante o procedimento de venda a este cliente. Por exemplo: Cliente em atraso, Atualizar cadastro do cliente.
  • % Juros: Caso seja informado um percentual neste campo, ao realizar a quitação de uma conta em atraso, o sistema irá automaticamente calcular o valor final acrescido dos juros.
  • Situação: Aqui é informado se o cliente é Ativo ou Inativo.
  • Observações Gerais: Campo utilizado p/ registrar informações importantes a respeito do cliente.

 

Aba Representantes Voltar ao Índice


Esta aba não é utilizada p/ o Cadastro de Clientes, apenas p/ o Cadastro de Fornecedores.

 

Aba Ref. Bancárias Voltar ao Índice


 

Aba Documentos Voltar ao Índice


Nesta aba, é possível guardar as cópias de documentos que porventura tenham sido solicitadas ao cliente. Desta forma, elimina-se a necessidade de guardar papéis. Para tanto, o primeiro passo é escanear o documento e salvar a imagem em uma pasta no computador.

  • Seq: Número de sequência. Preenchido automaticamente pelo sistema.
  • Nome: Nome do documento. Por exemplo: CPF, RG, Título Eleitoral.
  • Local: Onde é informado o caminho p/ o arquivo da imagem escaneada.

Para visualizar os documentos posteriormente, basta clicar no respectivo registro na grade de documentos gravados que a imagem irá aparecer no espaço ao lado dos campos. Caso queira visualizar a imagem fora do sistema, basta dar duplo clique na mesma que o sistema irá abrir o arquivo no editor de imagens padrão.

 

Aba SPC Voltar ao Índice


  • Data Consulta SPC: Campo p/ informar a última data de consulta ao SPC.
  • Botão Consulta SPC: Atalho p/ abrir o site de consulta.
  • Data Inclusão / Data Exclusão: Informe a data de inclusão no SPC e clique no botão Gravar. Posteriormente, quando o cliente sair do SPC, dê duplo clique no registro e informe a data de exclusão. Clique em Gravar novamente p/ atualizar o período. Para excluir um período, dê duplo clique no registro e clique no botão Excluir.

 

Aba Consulta Voltar ao Índice


Nesta aba, é possível pesquisar os clientes já cadastrados, contando com várias opções de pesquisa, como Intervalo (código ou nome), Nome, Nome Parcial; e podendo ordenar o resultado por código ou nome do cliente.

  • Botão Imprimir: Imprime um relatório com o resultado da pesquisa:

  • Botão Ficha Cadastro: Imprime a ficha cadastral do cliente selecionado:

  • Botão Ficha Branco: Imprime uma ficha cadastral em branco para ser preenchida manualmente em outro momento: